Linha Santana e Quantum 1987



 

A Volkswagen trouxe várias mudanças para toda linha Santana e Quantum 1987; entre elas, a péssima mudança da caixa de marchas PS para a caixa PV, mais curta, que permitia excelente retomada, mas elevava o consumo e nível de ruído.

A Volkswagen divulgou quatro modelos, C, CL, GL e GLS, porém o modelo C surgiu apenas para burlar o congelamento de preços do Plano Cruzado. Na época, com a inflação zero "por decreto", com preços congelados, era uma alternativa para oferecer um produto mais simples pelo mesmo preço de antes. O famoso jeitinho brasileiro.

A linha ganhou novos pára-choques de plástico injetado (polipropileno), o qual passou a envolver toda a parte inferior dianteira e traseira, dando mais robustez ao modelo. O novo pára-choque traseiro encobria o silencioso, que também foi deslocado do final para quase o centro do sistema de escapamento. Com essa nova estética, houve também melhoras no coeficiente de penetração aerodinâmico, o Cx. Na suspensão, também foram providenciadas modificações, como a recalibração dos amortecedores.

Com as modificações no motor, houve ganho de 2 cavalos na potência, passando de 94 cv a 5000 rpm, para 96 cavalos a 5200 rpm, com torque de 15,2 mkgf para 15,6 mkgf nas mesmas 3400 rpm. Esse ganho ocorreu devido a um aprimoramento no processo de industrialização do motor, que fez com que as tolerâncias de produção fossem reduzidas. Com isso, as médias de potência foram progressivamente aumentando, o que exigiu uma retificação de seus valores.

O sistema de aferrecimento também foi modificado, onde o antigo radiador vertical, deu lugar a um horizontal, com a tampa localizada no vaso de expansão. Sem dúvidas, uma pequena modificação, porém muito significativa, foi a troca do rolamento do cubo da roda dianteira, em 7 centésimos de milímetro no seu diâmetro, o suficiente para que desaparecessem os estalos que se ouvia na suspensão dianteira sempre que a direção fosse completamente esterçada.

 

 

© Santana Fahrer Club 2003-2006. Todos os direitos reservados.